Vingadores do Espaço

VingadoresEspaco_capa

Ficha-Técnica

Título: Vingadores do Espaço (Maguma Taishi/1966-67/Jap/Cor)
Gênero: Tokusatsu/Aventura
Produtora: P-Productions / Kamuima Productions
Criação: Osamu Tezuka
Elenco: Tetsuya Uozumi (Goldar), Shigeko Mise (Silvar), Hideki Ninomiya (Gam), Toshio Egi (Mikko), Masami Okada (Tom Mura), Tohru Ohira (Rodak), Yuan Shimizu (Metusen)
Formato: 52 episódios de 27 minutos de duração em 1 temporada
Dublagem: Cine Castro/RJ e SP
Distribuição no Brasil: Teleshow
Exibição: Fuji TV (Japão), TV Bandeirantes (Brasil), TV Record (Brasil), TV Tupi (Brasil)

O Início

A série Vingadores do Espaço nasceu a partir de uma história em quadrinhos de autoria de Osamu Tezuka, considerado o gênio do mangá. Ela foi publicada em três volumes, entre maio de 1965 e agosto de 1967, como suplemento da revista japonesa Shonen Gahosha Magazine, sob o título de “Ambassador Magma”.

Osamu Tezuka

Dias depois do lançamento, o cartunista e fundador da produtora japonesa P-Productions, Tomio Sagisu, procurou a empresa Mushi Productions, de Tezuka, e sugeriu que os personagens dos quadrinhos protagonizassem uma série televisiva.

Tezuka, que já havia planejado uma versão animada da série, aceitou a parceria, mesmo que o argumento apresentado por Sagisu não fosse fiel ao original. A nova produção acabou caracterizando-se por uma continuação do mangá.

A estreia da série aconteceu em 4 de julho de 1966, pela Fuji Television, com o título de Maguma Taishi (Embaixador Magma). Foi exibida no Japão até 25 de setembro de 1967, somando 52 episódios e ficando marcada como a primeira série em cores da tevê japonesa. Seis dias depois, a mesma Fuji TV estrearia Ultraman (Tsuburaya Productions), também em cores.

Para estrear na tevê americana, em 1972, a dublagem americana rebatizou a série para The Space Giants (Os Gigantes Espaciais) e seus personagens tiveram seus nomes adaptados para o público daquele país. Mas somente em 1978, a série foi exibida com maior frequência e fez maior sucesso nos EUA.

A Série

No primeiro episódio, o terrível vilão da série, conhecido no Brasil por Rodak e por Goa (morcego em japonês), quer conquistar a Terra. Assim, como já visto em outras séries tokusatsu, ele quer começar o domínio planetário pelo Japão e envia um cometa para cair sobre a cidade. Um homem misterioso, a serviço de Rodak, faz um telefonema para Tom Mura, um repórter de jornal que vive com sua esposa Tomoko e com o filho Mikko. O garoto atende à ligação e é avisado que Rodak quer um encontro com a família às 6 da manhã do dia seguinte. O repórter acredita que é apenas um trote e ignora. Mas, na manhã seguinte, a família Mura se vê transportada para o passado, sobre uma balsa. Um dinossauro ameaçador surge, mas é destruído por Rodak, a fim de que os humanos tenham noção de seu poder.

Rodak quer que o repórter informe ao Mundo sobre seu poder, que acabaram de testemunhar, e de suas intenções de dominar o planeta. Após, libera os humanos de volta ao presente, mas não percebe que Mikko tira uma foto sua. Tom Mura, mesmo sob ameaças, não se abalou e não queria realizar o pedido do terrível Rodak. Até que vê esperanças ao ouvir o estrondo de um motor a jato e observar o pouso de um enorme foguete, que em seguida se transforma em um robô dourado, com cabelos longos, antenas e 20 metros de altura. O gigante se apresenta como Goldar (Embaixador Magma no original), um amigo que está a serviço da justiça terrestre. Goldar solicita a foto de Rodak a Mikko, que, assustado, se recusa. Mas a câmera voa de suas mãos e para na palma da mão do gigante do espaço, que justifica que deve mostrar a foto ao seu criador, Metusen, um velho cientista do espaço sideral. Este é o começo de uma grande amizade entre o grande robô dourado com a família Mura – em especial com o jovem estudante – e de uma série de aventuras que viverão juntos.

Goldar vive no Monte Olimpo com sua esposa-robô Silvar e com Metusen, ambos de tamanho humano. O velho cientista é natural do planeta ZFS e tem como objetivo proteger planetas de malfeitores.

A família Mura torna-se amiga de Silvar e Goldar e sensibiliza-se pelo fato deles desejarem um filho, algo que acabou sendo materializado pelo ancião Metusen, que realiza uma espécie de clonagem de Mikko e cria Gam, o menino-foguete. Ambos vestem um colete de lã vermelho e camisa branca, mas Gam possui um capacete com antenas que emitem raios gama, além, claro, a possibilidade de se transformar em foguete. A criação de Gam pode ser vista no segundo episódio.

O ancião cria também um apito em forma de um pequeno foguete, que é entregue a Mikko. Ele deve ser utilizado para acionar o trio de heróis e avisá-los de quando e onde Rodak está atacando. Se Mikko apitar uma vez, virá a seu encontro Gam; duas vezes, Silvar; e três vezes o próprio Goldar. Aquele que é requisitado se transforma em foguete e entra em ação.

A característica marcante dos três robôs é que podem transformar-se em foguetes e possuem grandes antenas que emitem raios Gama. Goldar, o mais poderoso, tem ainda a capacidade de disparar mísseis através de uma abertura em seu tórax, habilidade muito útil para explodir os monstros enviados por Rodak, o grande vilão da série. O gigante não mede esforços para derrotar as criaturas do vilão, que esbraveja a cada derrota.

Rodak é uma figura sinistra e feia. É uma espécie de morcego espacial que conta com diversos monstros para os ataques. Sua pele é muito curiosa, pois parece feita à base de purpurina prateada.

No último episódio da série, Rodak tem sua útlima chance de conquistar a Terra ao enviar seu monstro mais poderoso: Kyono. O vilão arma um plano e consegue fazer com que Mikko atraísse Goldar para perto de sua nave, que está equipada com ondas eletrônicas especiais. Com isso, ele provoca uma pane no sistema de navegação e faz com que Goldar fique perdido e vagando pelo espaço. Enquanto isso, Gam resgata Mikko e sai da nave.

Mas Silvar, Gam e Metusen encontram Goldar sem combustível e ajudam-no a localizar o planeta Hanada, onde Goldar poderia reabastecer e retornar a Terra. Ao voltar, Goldar enfrenta o terrível Kyono, que agora está incorporado por Rodak para associar sua força com a inteligência do vilão. Mesmo assim, Goldar consegue destrui-lo e Rodak, por tabela, também morrem já que fazia parte do mesmo corpo que o monstro.

Por fim, Goldar, Silvar e Gam se despedem dos amigos terrestres e voltam com Metusen para seu planeta, esperando ter a oportunidade de se reencontrarem no futuro.

Bastidores

Além do pouco tempo de prazo para produzir a série, o orçamento foi muito baixo e os recursos técnicos da época não ajudaram muito. Tudo isso forçou os produtores a tomar medidas diferentes. Uma delas, por exemplo, foi de focar nos personagens de diferentes ângulos, para assim compensar a falta de efeitos especiais. Outra saída foi de estender uma história em quatro episódios, o que significa uma economia de monstros, com o surgimento de um novo a cada cinco episódios.

Os 52 episódios de Vingadores do Espaço contaram também com inúmeras maquetes de cidades feitas simplesmente de isopor, bonequinhos e foguetinhos presos por linhas, além das tradicionais fantasias de látex (no caso de Goldar e suas roupas pareciam ser feitas de espuma).

O design do personagem principal da série não foi o mais avançado. Goldar é o único que realmente tem o aspecto mecânico, enquanto seu filho Gam é apenas um garoto com um capacete e sua mulher, Silvar, é alinhada apenas com um terno prata.

O ator Tetsuya Uozumi (Goldar) sem máscara durante o piloto

Mas, mesmo assim, as aventuras foram diferentes e empolgantes, principalmente nos primeiros episódios, cujo tema central é a amizade e a vivência entre os robôs.

Durante a gravação do piloto da série, ocorreram muitas dificuldades para deixar o rosto do ator Tetsuya Uozumi (Goldar) com aparência dourada. Com isso, Uozumi passou a usar uma máscara dourada com feições humanas, a partir do primeiro episódio.

O ator Tohru Ohira, que praticamente criou a figura do dublador no Japão, além de dublar o vilão Rodak, também vestiu a roupa do personagem.

Anime

Em 1993, a família de foguetes ganhou uma série em animação (anime) chamada Maguma Taishi, produzida pela Bandai Visual, Tezuka Productions y PLEX. A direção foi de Hideito Ueda, mas durou apenas 13 episódios.

No Brasil

Em nosso país, Vingadores do Espaço alcançou grande sucesso. Estreou em dezembro de 1969, pela TV Bandeirantes, onde foi exibido até abril de 1970. Em março de 1973, a série reestreou pela TV Record, que a exibiu até agosto daquele ano. A TV Tupi exibiu Vingadores do Espaço entre  julho e agosto de 1978 dentro do “Clube do Capitão Aza”, ao lado de Super Robin Hood, O Jovem Sansão, Ben, o Urso Amigo, Tarô Kid, Anjo do Espaço, Homem-Aranha, entre outros. A última reprise aconteceu na metade dos anos 1980, pela TV Bandeirantes.

vingadores-do-espaco-dvd-1DVD

O selo independente Cult Classic está lançando no Brasil a série Vingadores do Espaço completa em DVD. O lançamento se dará em dois volumes. O primeiro foi lançado dia 05/12/2013 e traz os primeiros 26 episódios da série, acomodados em 4 discos. As imagens são coloridas. Por não existir mais a dublagem dos episódios, a Cult Classic disponibilizou legendas em português e áudio original em japonês. A data de lançamento do segundo volume ainda não foi divulgada. Para comprar em lojas virtuais, clique aqui.

O autor desta matéria é Maurício Viel. Escreva para nós e faça seus comentários.

Multimídia

Clique e assista à abertura de Vingadores do Espaço.

Clique e assista a trecho do episódio “Ataque de Ranautis”, dublado em português.

Lista de Episódios

Temporada Única

(1966/67)
01 – Rodak02 – A Ameaça Subterrânea03 – Ataque de Molesaurus04 – A Bomba05 – Birdaurus: Terror do céu06 – A Besta Voadora07 – A Criatura Victorious08 – O Horror Alado09 – O Terrível Homem Lugo10 – Zandosis Ataca11 – A Criatura Mamute12 – A Armadilha

13 – A Super Criatura de Calor

14 – Taron

15 – Terror no Espaço

16 – Luta de Titãs

17 – Ataque de Renautis

18 – O Monstro do Terror

19 – A Droga da Morte

20 – O Conflito

21 – Desafio do Grande Noronda

22 – O Terror da Agitação

23 – A Criatura Selvagem

24 – Batalha Contra Behemoths

25 – Invasores de um Planeta Longínqüo

26 – Visita Surpresa

27 – Gor contra a Terra28 – O Fim de Vacuma29 – A Cidade Destruída30 – Terror de Leste a Oeste31 – Gorda32 – A Grande Colisão33 – Os Mini-Seres34 – Ataque das Plantas35 – Uma Armadilha para Goldar36 – Os Insetos37 – Em Direção a Horonda38 – Explosão

39 – Desastre Instantâneo

40 – A Embreagem de Klaw

41 – O Choque de Gahna

42 – O Mergulho

43 – A Arma Extra Terrestre

44 – Quatro Milhões de Volts

45 – O Fantástico Gonda

46 – Batalha Final

47 – O Grande Movimento de Lodi

48 – Sopro de Martelo

49 – A Invasão de Rada

50 – Fúria no Espaço

51 – A Criatura Mais Poderosa de Todos os Tempos

52 – Prova Final

3 Comentários

  1. Jair disse:

    Já que lançaram o dvd do Robô Gigante, bem que poderiam lançar tambem esse do Vingadores do espaço para nós que somos fãs.

  2. essa serie é simplesmente maravilhosa.
    vamos espera todas as serie da epoca em box.
    de preferencia dublada em portugues.

Deixe o seu comentário